Manual de Conduta do bom zequinha

Zéquinha

"Zéquinha", para quem, ainda não sabe, é aquele singular passageiro da Gaiola alheia, felicíssimo por conseguir uma carona e, assim, vivenciar aventuras incríveis, por lugares onde tudo pode acontecer. Santa ingenuidade!

O Zéquinha costuma ser um Companheiro até muito bem-vindo, desde que, lógico, siga a risca o Manual de Conduta do bom Zéquinha, que se resume mais ou menos em abrir e fechar todas as porteiras que aparecerem pelo caminho, descer da gaiola para puxar o cabo do guincho e encontrar um bom ponto de ancoragem, abastecer o piloto a vontade com muita cerveja durante a trilha, e nunca, em hipótese alguma, reclamar de nada. Deve estar sempre bem humorado. É uma função bastante nobre, pois tudo o que não seja é DIRIGIR , e deve ser cumprida com precisão e lealdade. Boa Performance e desempenho numa Incursão OFF-ROAD é primordialmente seu LEMA.

Deveres e Direitos de um "Zéquinha"

DEVERES
- Obedecer as ordens do piloto
- Ser voluntário para pagar a conta no posto de gasolina;
- Providenciar comida e bebida para o piloto;
- Quando houver erro de navegação, deve assumir o erro como seu, mesmo sem ter opinado antes. Deve sempre levar o lanche e perguntar, antes da prova que tipo de sanduíches seu piloto gosta.
- Encher o galão com água;
- Chegar numa roda de gaioleiros, deve enumerar as grandes qualidades do seu piloto, duvidando existir piloto igual no mundo.
- Dar opinião apenas quando for questionado;
- Não tocar em nenhuma tecla/botão do painel, exceto com autorização do piloto;
- Em caso de atolamento, providenciar cintas e cabos para o reboque, bem como prendê-los na gaiola;
- Pagar a taxa de inscrição da trilha para o piloto;
- Quando estiver entre os gaioleiros, elogiar a perícia e ousadia do seu piloto, bem como o estilo da gaiola;
- Se houver travessia de rios, entrar e verificar a profundidade;
- Arrumar e organizar uma maleta com ferramentas e outra com roupas limpas, toalha, sabonete, tênis limpo e desodorante, apenas para uso do Piloto;
- Ao chegar em casa lavar cuidadosamente a gaiola;
- Não tocar no PX, salvo ordem do piloto;
- Ir ao posto mais próximo e pagar para lubrificar a gaiola;
- Pode tirar apenas uma foto, desde de que nela apareça a gaiola e o piloto;
- É sempre voluntário para abrir trilhas com picaretas, pás e facões, bem como abrir e fechar todas as porteiras, sem que o piloto necessite se desgastar com estas ordens;
- Se houver churrasco no fim da trilha, providenciar rapidamente espetinhos para o piloto;


DIREITOS
- Depois de uma temporada como Zequinha, pode ser convidado a manobrar a gaiola do piloto, num posto de gasolina e sugerir a calibragem dos pneus. Ao manobrar a primeira vez, deve elogiar e citar o prazer de dirigir aquela que é a melhor Gaiola do mundo.
- Não há mais nenhum direito significativo.



ORAÇÃO DO ZEQUINHA

Só passearei por esta trilha uma única vez, se não for um bom Zeca.
Assim, todas as boas ações que eu possa praticar e todas as gentilezas que eu possa dispensar ao meu piloto, devo aproveitar qualquer momento para fazê-lo.
Não devo adiá-las nem esquecer-me delas.
Fazer mais do que é preciso e nunca menos do que convém.
Ser o primeiro onde o trabalho é muito e a tarefa é dura.
Que na "Gaiola" hoje não falte o necessário, pois não voltarei a passear por esta trilha, se não tiver sido um bom Zeca!